Revista Novo Perfil Esportes

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Zico enfrentará o Brasil pela segunda vez como treinador

Depois de jogar três amistosos em território nacional, o Brasil voltará a disputar uma partida na Europa - hábito da seleção nos últimos anos. Nesta quinta-feira, a equipe de Mano Menezes irá encarar o Iraque às 15h30 (de Brasília), no Estádio Swedbank, em Malmo, na Suécia. O duelo marcará o reencontro de Zico com a equipe pentacampeã mundial, além do retorno de Kaká.
Treinador da seleção iraquiana desde agosto de 2011, Zico, que se destacou com a camisa verde-amarela na década de 80, terá a oportunidade de rever o Brasil na condição de técnico do adversário.
A situação já havia sido vivenciada pelo Galinho de Quintino na Copa do Mundo de 2006, quando treinava o Japão e viu seus comandados serem goleados por 4 a 1, pela terceira rodada da fase de grupos. 
Além disso, o confronto desta quinta marcará a volta de Kaká à seleção. A última vez que o jogador havia sido convocado ocorrera há 11 meses. Na ocasião, porém, acabou cortado por lesão e não enfrentou Gabão e Egito. 
O meia vestiu a camisa verde-amarela pela última vez em 2010, no jogo em que o Brasil foi eliminado pela Holanda, nas quartas de final da Copa do Mundo.
Os comandados de Mano Menezes chegam para a partida tendo vencido os últimos três jogos. No entanto, a sequência não chega a empolgar a torcida, já que dois dos triunfos ocorreram diante de adversários sem tanta expressão (África do Sul e China). A outra vitória veio sobre a Argentina, mas a equipe era formada apenas por atletas que atuam no país, sendo um elenco diferente do principal. O próximo adversário, porém, segue a mesma linha e não possui maior tradição que os últimos rivais.
O Iraque disputou a Copa do Mundo apenas uma vez, em 1986, quando foi eliminado na primeira fase. A seleção asiática sofreu com as guerras que assolaram o país nas últimas décadas e sequer consegue organizar um torneio oficial. Seus jogos têm que ser disputados em campo neutro, o que prejudica o rendimento contra times de peso.
Além disso, o duelo ocorre depois de o Brasil aparecer em sua pior colocação do ranking da Fifa na história. Atualmente na 14ª colocação, a seleção pentacampeã mundial tem diante dos iraquianos e do Japão, adversário na terça-feira, na Polônia, a chance de se recuperar na lista.

Seleção brasileira treina com Kaká titular ao lado de Oscar, Hulk e Neymar

Até pela fragilidade dos comandados de Zico, o treinador Mano Menezes decidiu apostar em uma formação com maior força no ataque do que o habitual. Isso porque a equipe titular contará com dois volantes com características ofensivas: Paulinho e Ramires. Kaká e Oscar jogam adiantados, com a função de armar para Neymar e Hulk.

Já na defesa, o Brasil tem de enfrentar as improvisações. Afinal, Daniel Alves, do Barcelona, e Alex Sandro, do Porto, foram cortados ao se machucarem nos clássicos de suas equipes contra Real Madrid e Sporting, respectivamente.

Mano Menezes até poderia chamar substitutos, mas optou por não tomar esta decisão. Tentando evitar novos atritos com os clubes brasileiros por conta dos desfalques para a reta final do Campeonato Brasileiro, a CBF manteve o mesmo time. 


Atletas de times europeus também não poderiam ser chamados, já que existe um procedimento burocrático para a convocação deles: a Confederação é obrigada a avisar os times com 14 dias de antecedência e, para conseguir a liberação de um jogador em uma emergência, seria necessária uma negociação mais cautelosa, que a CBF preferiu evitar.

Assim, o lateral esquerdo Adriano atuará improvisado na direita. Marcelo será o titular do outro lado do campo, enquanto o miolo de zaga será formado pelos titulares David Luiz e Thiago Silva. No gol, Diego Alves, que tem sido reserva no Valencia, começará jogando.

Os times principais de Brasil e Iraque nunca se enfrentaram. Só houve um confronto em 2001, pelo Mundial Sub-20, em Córdoba, na Argentina. A seleção pentacampeã mundial venceu por 6 a 1, e Kaká esteve presente. O meia é o único daquela equipe que enfrentará os iraquianos nesta quinta-feira.

FICHA TÉCNICA BRASIL X IRAQUE Local: Estádio Swedbank, em Malmö (Suécia) 

Árbitro: não informado pela organização


BRASIL: Diego Alves; Adriano, David Luiz, Thiago Silva e Marcelo; Paulinho, Ramires, Kaká e Oscar; Neymar e Hulk 

Técnico: Mano Menezes

IRAQUE: Sabri Noor; Ahmed Ibrahim, Ali Bahjat, Hammadi Ahmed e Yassen Ahmed; Radhi Ahmed, Ibrahim Khaldoun, Alaa Abdul Zahra e Husam Kadhim; Muthana Khalid e Waleed Salim 

Técnico: Zico

Revista Novo Perfil Online..

Fonte: Msn Esportes.


“O Mundo não lembra, dos que não se fazem lembrar”. Anuncie Conosco. Contato. revistanovoperfil@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário