Revista Novo Perfil Esportes

terça-feira, 19 de março de 2013

Estudos afirmam que herança genética é um dos principais fatores de risco da doença.

A dificuldade do sangue dos membros inferiores em retornar para o coração pode causar as famosas varizes, um tipo de doença vascular periférica causada por essa insuficiência crônica, podendo gerar nas veias uma microprotuberância e até o rompimento ou necrose do tecido. 

A doença acomete principalmente as mulheres e vários fatores podem estar ligados ao seu aparecimento: herança genética, fragilidade capilar e debilidade do sistema de válvulas, períodos prolongados de manutenção de posturas estáticas (principalmente de pé), influências hormonais durante a gravidez, abertura da comunicação arteriovenosa, excesso de peso e inatividade física. 

Apesar da inatividade se apresentar como um dos fatores de risco, existem poucas pesquisas que relacionam a prática de exercícios físicos com as varizes de membros inferiores. Estudo recente, porém, investigou os efeitos do treinamento aeróbio moderado (caminhada) sobre a função endotelial microvascular cutânea (função dos vasos sanguíneos próximos à pele) e os resultados apontaram uma melhora dessa função em pessoas que foram submetidas à cirurgia de varizes. 

Sendo assim, com base nos resultados desse estudo, a pesquisa sugere que a atividade aeróbia moderada pode ser benéfica. 

Com relação à influência dos exercícios de musculação sobre as varizes, alguns estudiosos dizem que tais exercícios estimulam o retorno do sangue por meio da contração muscular, o que se conhece como “bomba muscular” ou “coração periférico”. Contudo, há uma carência muito grande de informações na literatura científica. Pensando nisso, conduzi uma pesquisa no intuito de relatar as experiências de mulheres com varizes que praticavam musculação. 

Os resultados revelaram que, para a esmagadora maioria dos casos, a musculação, se não melhorou os sintomas, ao menos, não piorou. Assim, os benefícios que esta ação pode oferecer para a saúde geral justifica sua aplicação para quem sofre com as varizes. Esse estudo será publicado em breve. 

De fato, esses resultados corroboram com algumas referências que afirmam que o desenvolvimento das varizes depende muito das influências genéticas e que o exercício físico – sem exageros – dificilmente potencializará a doença.

Em suma, pessoas com varizes de membros inferiores podem e devem praticar exercícios físicos, já que mesmo que essa intervenção não melhore os sintomas da doença, contribuirá para a promoção da saúde geral e melhora da qualidade de vida.

Revista Novo Perfil Online
Matéria publicada em portal O2 por minuto


“O Mundo não lembra, dos que não se fazem lembrar”. Anuncie Conosco. Contato. revistanovoperfil@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário