Revista Novo Perfil Esportes

quarta-feira, 13 de março de 2013

Causas do inchaço e o que fazer para acabar com este incômodo. 

Sentir-se inchado pode ser resultado de diversos problemas, mas um dos mais comuns é a retenção de líquido, que pode ser entendida como um acúmulo excessivo de água entre as células. Segundo Ana Priscila Soggia, endocrinologista do Hospital Sírio-Libanês, esta retenção de líquido pode ser agravada no calor, já que é principalmente nesta condição que ocorre uma vasodilatação.

"Muitas são as causas de retenção hídrica, como problemas hormonais relacionados à tireoide, problemas em órgãos como rim e coração, problemas relacionados ao tipo de alimentação...", explica a endocrinologista. E ainda completa "outra causa muito frequente é a retenção hídrica que acontece durante a fase pré-menstrual."

A manifestação do inchaço nas pessoas pode ocorrer de diversas formas, sendo no corpo inteiro, ou apenas em algumas partes dele. "É perceptível uma alteração, um edema, que começa nos pés e vai subindo", diz Renato Zilli, endocrinologista do Hospital e Maternidade São Luiz. No aspecto visual ele se dá como edema nos membros inferiores, sensação de dor, de cansaço, nas pernas, e ainda em casos mais graves, segundo Ana Priscila, endocrinologista do Hospital Sírio-Libanês, pode haver uma alteração no aspecto da pele, na qual o inchaço é perceptível. "Ao pressionar estes locais percebemos que a pele não volta ao normal devido ao excesso de líquido", afirma Ana Priscila.

Diagnóstico 
Para diagnosticar a retenção de líquido o médico vai realizar alguns exames hormonais, cardiológicos, nas veias se a retenção estiver nas pernas, mas se estes exames derem negativo, o especialista vai avaliar em que momento o inchaço está ocorrendo, pois pode estar relacionado a uma dieta com muito sódio, ou ao período menstrual.

Por consequência da fase menstrual das mulheres, o mal da retenção hídrica, segundo a endocrinologista, tende a afetar mais as mulheres do que os homens, por causa da variação hormonal. No entanto, a retenção tem como principais impactados pessoas de 25 a 30 anos, "além dos fatores relacionados a alterações hormonais, soma-se a incompetência vascular, que pode agravar o quadro", explica a médica.

Tratamento 
O tratamento desta retenção de líquido depende da causa, "as hormonais, cardiológicas ou renais serão avaliadas pelos especialistas, já as causas relacionadas à alimentação e menstruação têm como base uma proposta alimentar com diminuição do sódio", explica Ana Priscila. E ainda, dependendo da gravidade do quadro o tratamento pode ser diferente, em casos mais leves podem ser usados remédios fitoterápicos, e em outros problemas são prescritos até mesmo diuréticos. Já para acabar com o inchaço Zilli recomenda de imediato diminuir o sal da alimentação, "quanto mais sal, mais líquido."

O endocrinologista Renato Zilli aponta ainda outras maneiras para que o inchaço seja evitado, como por exemplo, cortar certos alimentos que propiciam retenção de líquido, são eles além do sal: os alimentos em conserva e os refrigerantes. E ainda para evitar este incômodo a endocrinologista Ana Priscila sugere a prática de exercícios que fortaleçam o bombeamento do sangue, uma alimentação saudável e que as pessoas mantenham a linha evitando o ganho de peso.

Revista Novo Perfil Online.
Matéria publicada em portal Revista Saúde É Vital.


“O Mundo não lembra, dos que não se fazem lembrar”. Anuncie Conosco. Contato. revistanovoperfil@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário