Revista Novo Perfil Esportes

segunda-feira, 22 de julho de 2013

O que te dá asas mesmo, afinal?


Essa vai especificamente para o final de semana. As bebidas energéticas tornaram-se extremamente populares no Mundo inteiro. O Red Bull, por exemplo, que é a marca mais conhecida, vende mais de meio bilhão de latas por ano! Seu uso é comum entre pessoas que buscam mais energia para estudar, trabalhar, treinar ou simplesmente ir para balada! A alegação dos fabricantes é que o segredo não esteja na cafeína, mas sim em alguns de seus ingredientes secundários, como taurina e vitaminas do complexo B, as quais ajudariam a elevar o metabolismo. Mas, será que ingredientes fazem a diferença??

Um grupo da Universidade do Minesota realizou estudo para verificar se essas alegações eram verdadeiras. Na pesquisa, oito pessoas treinadas fizeram um teste na esteira após tomar Red Bull ou após tomar bebida contendo a mesma quantidade de calorias e de cafeína, mas sem a taurina e demais ingredientes. Ao final do estudo, o consumo de oxigênio durante e após o exercício foi o mesmo nas duas situações, ou seja, nada de benefícios para a fórmula do Red Bull. Isso trouxe a conclusão que, se a bebida trouxer algum efeito estimulante ou melhora na performance, isso será devido à cafeína e ao carboidrato e não aos ingredientes secundários (Pettitt et al., 2013). 

Na verdade acredito que os resultados desse estudo irão influenciar pouco na decisão das pessoas, até porque, no final das contas, é mais uma questão do que vai cair bem nas misturas do final de semana... Aliás, já que estou falando do tema, um estudo mostra que a ingestão de bebidas cafeinadas junto com álcool diminui a percepção de intoxicação e aumenta a vontade de continuar bebendo (Heinz et al., 2013). Isso faz com que o usuário tenha um risco aumentado de ser exposto aos efeitos nocivos do álcool pela maior tendência em exagerar na dose. Então, se houver ingestão concomitante de bebidas energéticas e álcool, é importante ter mais atenção ainda para manter o "beba com moderação"!

(Paulo Gentil)

Heinz AJ, de Wit H, Lilje TC, Kassel JD. The combined effects of alcohol, caffeine, and expectancies on subjective experience, impulsivity, and risk-taking. Exp Clin Psychopharmacol. 2013 Jun;21(3):222-34. 
Pettitt RW, Niemeyer JD, Sexton PJ, Lipetzky A, Murray SR. Do the noncaffeine ingredients of energy drinks affect metabolic responses to heavy exercise? J Strength Cond Res. 2013 Jul;27(7):1994-9.

Revista Novo Perfil Online


“O Mundo não lembra, dos que não se fazem lembrar”. Anuncie Conosco. Contato. revistanovoperfil@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário