Revista Novo Perfil Esportes

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Falha na recuperação é um fator limitante para o desempenho. Acúmulo de estresse exige um plano de descanso para não aumentar risco de overtraining


Recuperar o corpo é preciso!  (Foto: Getty Images)
Regeneração compreende todas as atividades planejadas e estratégias para ajudar o seucorpo a superar física e psicologicamente oestresse do treinamento. É essencial para arecuperação que a mesma seja rápida e eficiente para que o corpo esteja pronto para começar o próximo exercício.

A falha na recuperação é um fator limitante para o desempenho. Considere entre elas as exigências da vida cotidiana e a folia carnavalesca, além de treinamento intenso. O estresse acumulado ao seu tecido muscular e ao sistema nervoso exige um plano de recuperação integrado no plano diário e anual. Isto deve incluir estratégias do ciclo do sono, pré e pós-treino, nutrição, etc. Caso contrário, o risco de overtraining ou esgotamento aumenta.

Os Dois tipos de Recuperação:

Há uma grande diferença entre fazer nada e o descanso ativo. Uma combinação de ambos, ativa e passiva, irá maximizar os resultados do treinamento, reduzindo o potencial de lesão.

1- Recuperação ativa
No "descanso ativo", faz-se uma pausa no treinamento sério, mas ainda há atividades que beneficiam o corpo, como jogar golfe, tênis ou basquete, trote leve, caminhada, ou até mesmo algum trabalho leve de flexibilidade. Não é um treino, mas também existe o benefício da prática daatividade física. Não só isso, há também a diversão.

2- Recuperação passiva
A recuperação passiva inclui alternativas como massagens e banhos relaxantes – frios ou quentes - de imersão. Ambos os elementos de recuperação não são apenas importantes , mas necessários. Se o corpo não tiver tempo para se recuperar, ele nunca vai melhorar.

Programas de treinamento:

A parte de regeneração com programas detreinamento tipo core performance é uma série de exercícios, mas a regeneração é também uma filosofia de vida, um reconhecimento daquilo que é necessário para planejar as maneiras de se recuperar mental e fisicamente em todas as áreas da vida. Ter dias de regeneração significa diminuir o estresse, muitas vezes duas ou três vezes por semana, para ajudar a recuperar os rigores dos outros dias de treino.



Aqui está o por quê: Se sentar para regenerar todos os dias faz com que os sistemas do corpo fiquem estagnados, como uma piscina parada e sem uso. Mas fazendo exercícios leves nos dias de regeneração, a circulação aumenta. À medida que o sangue bombeia, impulsiona nutrientes para os músculos, acelerando o processo de recuperação e retirando toxinas.

É possível fazer tudo isso sem atividades de alto impacto, apenas movendo-se o suficiente para aumentar a circulação e, propositadamente, ativar o sistema nervoso e alongar os músculos. Não há necessidade de sublinhar músculos e articulações, tudo que eles precisam é de movimento!

Revista Novo Perfil Online
Fonte: Eu atleta

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

A diretoria do estrela azul começa o planejamento para temporada 2014, segundo o presidente do clube um mais novo membro chegou para somar junto com a diretoria, é um velho conhecido do esporte belenense. O Zezinho de Manuca é o mais novo membro da diretoria do time do estrela azul o qual já se prepara para uma reunião que visa a sua participação em um Campeonato interestadual o qual participa grandes equipes da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

A grande polemica a qual ronda na cidade é a permanência do treinador Zezito o qual abandou o clube em pleno no jogo das quartas de finais do copão 790, deixando o time sem treinador vindo assumir o elenco o presidente do Clube José de Alzira.


Por isso que a Revista Novo Perfil quer saber a opinião de você leitor, o treinador Zezito fica ou não fica no Time do Estrela Azul nessa temporada 2014, faça a votação através de um breve comentário escrevendo o seguinte: sim ou não.

Revista Novo Perfil Online
Da Redação

domingo, 9 de fevereiro de 2014



São Paulo - Marílson Gomes dos Santos (BM&FBovespa-SP) estreou com vitória na temporada de 2014. Ele venceu neste domingo 9 a 37ª Corrida de Reis de São Caetano do Sul (SP), completando os 10 km do percurso em 29:46, no Grande ABC paulista. O atleta brasiliense, que não competia desde a Maratona de Berlim, em setembro, liderou toda a prova, apesar do sol forte e do calor, e foi o único a terminar em menos de 30:00.


Quinto colocado na maratona da Olimpíada de Londres 2012, Marilson ficou contente com o desempenho. "Foi uma prova dura. Estava muito quente e correr nessas condições abaixo dos 30 minutos foi bem bom", comemorou o fundista, que se prepara para disputar a Maratona de Londres, em abril.

O pódio da competição:

1-Marilson Gomes dos Santos (BM&FBovespa-SP) - 29:46
2-David Benedito de Macedo (BM&FBovespa) - 30:45
3-Rogério Ferreira (sem clube) - 30:50
4-Thiago do Rosário André (BM&FBovespa) - 30:56
5-Leandro Prates Oliveira (Symap-SP) - 31:06

Revista Novo Perfil Online
Fonte: CBAT