Revista Novo Perfil Esportes

sábado, 6 de abril de 2013


É possível jogar futebol em alto nível aos 35 anos de idade? E aos 37? E quem sabe ser o camisa 10 pensante e capitão de um time aos 38 anos? A resposta para todas essas perguntas é uma só: sim! Alex, Seedorf e Zé Roberto são os jogadores citados. Jogadores não, são os atletas citados. Um trio que usa a camisa 10, é reconhecido pelo cuidado com o corpo, longevidade no futebol, categoria e... pelos gols. Eles são os artilheiros de Coritiba, Botafogo e Grêmio, respectivamente, neste início de temporada.

Alex voltou ao clube que o revelou para o futebol no longínquo 1995 em outubro do ano passado. Desde então foi se preparando para conquistar títulos pelo Coxa, o que não foi possível em sua primeira passagem pelo clube. E o início de temporada não poderia ser melhor o "Menino de Ouro": nove gols em apenas 12 jogos, o que lhe garante como um dos artilheiros do Campeonato Paranaense. Só não atuou em 2013 por conta de uma virose e está cofirmado contra o Toledo, neste domingo, pelo Campeonato Carioca.



- Nunca acreditei nessa situação de idade. Quando era mais novo, tive a oportunidade de atuar ao lado de vários jogadores de 34, 35, 36 anos e eles sempre foram importantes. Só temos de analisar caso a caso e não generalizar. Têm muitos jogadores que aos 27 anos estão cheios de problemas físicos - disse Alex, em entrevista aoLANCE!Net.

Seedorf, de carreira brilhante na Europa, foi apresentado pelo Botafogo em julho de 2012. Completou 37 anos no dia 1º de abril e tem sido tudo o que se esperava dele. Um líder em campo capaz de lances brilhantes, assistências perfeitas e gols. Muitos gols. Em apenas dez jogos neste ano foram cinco e cinco passes para gols. Lidera a artilharia alvinegra com um gol de vantagem para Lodeiro. Pelo Botafogo já são 14 em 29 jogos. Lesões? Nada disso. Com dores musculares, o holandês será poupado contra o Olaria, neste domingo, pelo Carioca.

Zé Roberto é o "vovô" da turma. Completará 39 anos em julho e segue contrariando a lógica. Em 12 jogos já são seis gols pelo Grêmio - havia marcado quatro em 33 jogos no ano passado. Barcos, Vargas e Kleber ainda não alcançaram o "Homem de Ferro" tricolor, apelido que Zé ganhou por não se lesionar. Ele estará em campo neste sábado, diante do Cerâmica, em duelo do Gauchão.

BATE-BOLA
ZÉ ROBERTO


Apoiador, camisa 10 e capitão do Grêmio, ao LANCENET!


1-O que pode explicar essa sua fase de artilheiro pelo Grêmio, superando jogadores como Barcos e Vargas? É um momento tão bom quanto aquele pelo Santos, quando você passou a jogar como um camisa 10 com o Luxemburgo e marcou muitos gols?

Comecei o ano bem, logo depois de um merecido período de descanso (risos). Cheguei ao Grêmio depois de uma temporada no Catar, sem férias. Pude relaxar mesmo em dezembro. Depois fiz a temporada com o grupo. Além disso, o grupo foi reforçado. Chegaram jogadores de qualidade que estão ajudando bastante o time.


2-Você, Seedorf e Alex são jogadores experientes e os camisas 10 de Grêmio, Botafogo e Coritiba, respectivamente. Curiosamente vocês são os artilheiros dos seus times neste início de temporada. Isso é algo que reforça a tese de que o preconceito contra jogadores mais experientes vem diminuindo no futebol brasileiro - com o auxílio de jogadores como vocês?

Acho que estamos mudando essa história sim. Melhor que isso, estamos servido de exemplo para os mais jovens. Quanto mais sério levar a sua carreira, melhor vai ser o desenvolvimento dela. Precisamos do corpo para jogar. Cuidar dele é fundamental.

3-Qual é o seu segredo para chegar aos 38 anos atuando em alto nível? Sabemos dos abdominais. Tem algum outro tipo de exercício especial?

Não tem segredo nenhum. Nem milagre. Tem é muito trabalho (risos). Alimentação saudável, repouso para o corpo, reforço muscular, e, principalmente, disciplina para fazer isso todos os dias. Nunca fiquei um mês inteiro na minha vida sem fazer exercícios físicos. Corro e faço musculação nas férias. Manter o corpo sempre ativo é outra dica legal.



Revista Novo Perfil on line

Fonte: Lancenet


“O Mundo não lembra, dos que não se fazem lembrar”. Anuncie Conosco. Contato. revistanovoperfil@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário