Revista Novo Perfil Esportes

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Uma nova pesquisa da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) revela que combinar cafeína e carboidratos favorece atletas de diversas modalidades esportivas. 

Os pesquisadores analisaram 15 jogadores de futebol, atividade escolhida por ser considerada completa, já que além de alta intensidade e curta duração, intercala períodos de menor intensidade com recuperação ativa ou passiva. Durante a pré-temporada da própria universidade, os jogadores passam diariamente por duas sessões de treinos, realizados de manhã e tarde, com um período de descanso de três a seis horas. 

O treino intenso de futebol gera um desgaste físico significativo nos atletas, e logo, o rendimento diminui. Além disso, os maus hábitos alimentares tornam o cotidiano dos jogadores de futebol um verdadeiro desafio para os preparadores físicos e nutricionistas. No entanto, uma das estratégias nutricionais indicadas pelos pesquisadores é o consumo combinado de carboidratos e cafeína para promover uma recuperação mais rápida dos jogadores. 

A conclusão tem como base análise de diversos exercícios realizados pelos atletas, como salto vertical contramovimento para avaliar a capacidade de produção de força explosiva dos membros inferiores; sprints repetidos para identificar a capacidade dos jogadores se recuperarem rapidamente; além de testes de agilidade, desempenho e precisão na execução de passes curtos abaixo de cinco metros. 

Após os exercícios de alta intensidade, todos foram submetidos à suplementação combinada de carboidratos e cafeína, e os próprios atletas afirmaram sentir mais disposição e motivação. A pesquisa prevê algo novo e ainda não está totalmente concluída, porém os resultados finais saem em agosto desse ano. Enquanto isso, aceita um cafezinho?

Revista Novo Perfil Online
Por Jornalismo Portal EF


“O Mundo não lembra, dos que não se fazem lembrar”. Anuncie Conosco. Contato. revistanovoperfil@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário