Revista Novo Perfil Esportes

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Nova camisa do Barcelona com listras horizontais

Uma revolução histórica está para acontecer no Barcelona. Não será um craque do tamanho de Cristiano Ronaldo, tampouco a construção de um novo estádio, em substituição ao mítico Camp Nou. Muito menos a assinatura de um contrato de patrocínio milionário. Mas a bomba que promete agitar os corredores do clube é a mudança no projeto da camisa para a próxima temporada, segundo o jornal 'Sport'. Parece uma simples alteração, muito comum no Brasil. No entanto, em 115 anos de existência, os culés nunca fizeram nenhuma inovação em seu uniforme. Se até em mais de um século a camisa tinha listras verticais, a nova proposta passa por listras horizontais.

E essa mudança de uniforme já é para a temporada 2015/2016 e vai abrangir as camisas titular e reserva. A segunda também será repleta de novidades, pois incorpora alterações substanciais. Será de uma única cor amarela na parte da frente (semelhante à atual terceira blusa) e da bandeira catalã, que estava presente já na segunda camisa, na parte superior.

O projeto proposto pelos executivos da Nike foi aprovado pelo presidente do Barça, Josep Maria Bartomeu, há algumas semanas. A mudança, contudo, não foi apresentada a outros diretores, que ainda não estão cientes. Segundo o 'Sport', nesta segunda-feira a empresa fornecedora de material esportivo mostrou os dois trajes à diretoria do Barça. Durante a cerimônia, devido à confidencialidade, não foi possível tirar fotos. 

A Nike necessitava de um desenho inovador, pois as vendas entram em declínio, segundo o jornal, quando o modelo novo é semelhante ao anterior. Desta forma, a revolução no uniforme passa diretamente pelas diretrizes comerciais. Fato parecido ocorreu com o Real Madrid e a Adidas, que fabricou um nova camisa com um dragão na camisa da Liga dos Campeões, para fazê-la mais atrativa e penetrar mais no mercado asiático. 

Mas após criticar o Real Madrid, que mudará o escudo do time para atender a pedidos do patrocinador e foi cutucado pelos culés na semana passada, o Barça faz uma revolução em seu uniforme, também por questões comerciais. Haverá reação da torcida, que historicamente não apoia mudanças significativas em seus trajes de jogo e que tentou brecar a implementação da logo da Unicef em sua camisa?

Romário, Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho jogaram no Barça com camisas diferentes 



DETALHES NA CAMISA

Além das quatro linhas vermelhas horizontais, a primeira camisa surpreende pela tonalidade azul nos ombros e pescoço, que só termina no topo. Na parte superior do pescoço, terá a bandeira catalã. Ao mesmo tempo e com o objetivo de ressaltar o azul e grená que há no torso dos jogadores, aparecerá uma linha vertical amarela nas laterais.

O calção também deve ter uma novidade importante na primeiro uniforme, mudando do azul para o grená. O tamanho do escudo e o logotipo da Nike seguirão presentes no peito e a fonte das letras da Qatar Airways continuarão sendo as mesmas.

Em toda a história, as quatro barras horizontais nunca tinham sido usadas. Só havia sido colocada uma faixa horizontal no peito, nas cores azul e escarlate, em um fundo verde, como podia ser visto no segundo uniforme na temporada 2010-11.

SEGUNDO UNIFORME

A camisa que será usada na próxima temporada para jogos longe do Camp Nou é uma mistura da cuatribarrada (antiga bandeira pertencente à Coroa de Aragão) antiga e a atual (bandeira da Catalunha), que foi criada para os fãs catalães. Será amarela na frente, um cor elétrica, forte, com um vermelho brilhante. A novidade é que na parte de trás serão incorporadas quatro listras verticais vermelhas. Ao mesmo tempo, mudou a cor azul do nome e o número do jogador, de branco para azul.

Também muda a cor do calção, que terá conotações políticas e criará, segundo o 'Sport', polêmica em diversos setores da sociedade. Será azul, com detalhe que deveria ser menor, mas vai adquirir uma grande importância, se for observado em sua totalidade (calção e camisa): será uma réplica da bandeira da independência catalã.

Revista Novo Perfil online

Fonte: Lancenet
Fotos: Reprodução Sport e Arquivo do Lancenet


“O Mundo não lembra, dos que não se fazem lembrar”. Anuncie Conosco. Contato. revistanovoperfil@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário