Revista Novo Perfil Esportes

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

 Após a vitória por 2 a 0 no Estádio Castelão, em São Luís (MA), diante de mais de 40 mil torcedores, o Sampaio Corrêa conquistou no último domingo o Campeonato Brasileiro da Série D diante do Crac.

Este foi o terceiro título em Campeonatos Brasileiros do time maranhense. O Tricolor já havia conquistado a Série B em 1972, e a Série C em 1997.

Assim como a de 1997, a conquista atual do Sampaio Corrêa foi realizada de forma invicta. No entanto, dados mostram que a campanha na Série D deste ano foi melhor que a dos outros dois títulos brasileiros pelas Séries B e C.

Em 1972, ano do primeiro título nacional do Sampaio, a equipe realizou 16 jogos. Foram sete vitórias, seis empates e três derrotas, com um aproveitamento de 56,25%. No total, foram 19 gols marcados e oito sofridos, alcançando um saldo positivo de 11 gols.

Time que venceu o Brasileiro da Série B de 1972 (Foto: Divulgação/Sampaio)

Dentro da história Tricolor, o time de 1997 é visto como o melhor de todos os tempos, pois conquistou de forma invicta a Série C do Brasileiro, garantindo uma vaga na Segunda Divisão.

Com um aproveitamento de 77,77%, o time histórico realizou 18 jogos na competição. Foram 12 vitórias e seis empates. A equipe marcou 33 gols e sofreu apenas onze.

No entanto, mesmo com os números extraordinários do time de 1997, o elenco campeão da Série D em 2012 acabou sendo superior ao time que marcou época. Com um aproveitamento de 79,16%, o Sampaio Corrêa teve o melhor desempenho de sua história em Campeonatos Brasileiros. Ao todo foram 16 jogos, com 11 vitórias e cinco empates. A equipe marcou 37 gols e sofreu apenas oito.

O técnico do time, Flávio Araújo, comentou sobre o assunto. Segundo ele, essa superação nos dados históricos serve de premiação para o grupo Tricolor.

- Mais um fator para premiar esse grupo. Superando aí a grande campanha de 1997. Isso mostra que nossa campanha teve todo êxito. É gratificante saber que nosso trabalho foi histórico – disse.

O Sampaio Corrêa volta a Série C do Campeonato Brasileiro após ser rebaixado da competição em 2009. O Tricolor segue na temporada com a disputa local da Copa União. Nesta quinta, o clube faz o maior clássico do Maranhão diante do Moto Club, no Castelão, em São Luís (MA).


Caso seja campeão da Copa União, o Sampaio irá conquistar a chamada Tríplice Coroa, pois já venceu o Maranhense e a Série D no ano de 2012.


FONTE: GLOBO ESPORTE


BAUMANN GUEDES
Categories:


“O Mundo não lembra, dos que não se fazem lembrar”. Anuncie Conosco. Contato. revistanovoperfil@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário